Essa especialidade integra todos os cuidados e tratamentos do periodonto com medicamentos, cirurgia ou técnicas de laser. O periodonto protege o dente das agressões externas, evitando a penetração de alimentos consistentes para o interior da gengiva e mantém a fixação da arcada dentária evitando que o dente “caia da boca” enquanto mastigamos. Ele é formado por um conjunto de tecidos que sustentam os dentes: gengiva (camada de revestimento da raiz do dente, chamada de cemento), osso periodontal e por uma trama de fortes fibras, que em conjunto forma o ligamento periodontal.

Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica suscetível às infecções decorrentes de bactérias.

As doenças periodontais mais comuns são:

Gengivites: bactérias grudadas na margem da gengiva – chamadas de placa bacteriana – atacam o periodonto de proteção e pode gerar vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva.

Periodontites: as bactérias penetram mais profundamente e começam lentamente a atacar também o periodonto de sustentação. Isto pode levar, além do descrito acima para as gengivites, perda de osso de suporte, retração da gengiva com progressiva exposição da raiz do dente, presença de pus e aumento de mobilidade do dente.

A prevenção pode ser feita através da higienização dos dentes e gengivas, além de uma limpeza profissional dos dentes de forma periódica. Cirurgias gengivais para a raspagem profunda da raiz do dente ou para corrigir as retrações da gengiva também podem ser a solução em casos mais graves.